Aqui vai o processo de configuração do SAFE2. O procedimento é fácil, porém meticuloso, pois o software não possui um instalador. Você terá que copiar os arquivos manualmente para as pastas apropriadas. O programa vem acompanhado de uma manual detalhado onde descreve os procedimentos necessários para instalação e utilização do programa.
A tela ao lado mostra, do lado esquerdo, os folders referentes ao computador local (apple ii) e, do lado direito, os folders referentes ao computador remoto (conectado ao FTP do GNO Consortium). Mais abaixo você verá os botões referentes aos comandos comuns em qualquer FTP, tais como download, upload, criação e exclusão de folders, conectar / desconectar, dentre outros.
REQUISITOS MÍNIMOS
O SAFE2 precisa de, no mínimo, 1 mb de RAM para funcionar adequadamente e a última versão do TCP/IP Marinetti devidamente configurado para acesso a internet ou a sua rede local (a configuração do TCP/IP Marinetti você encontra nesse mesmo blog – https://apple2gsproject.wordpress.com/2011/07/19/configurando-o-tcpip-marinetti-no-system-6-do-appleiigs/).
INSTALAÇÃO
- Copie o arquivo SAFE2 para o folder de sua preferência. Você utilizará esse arquivo para inciar o programa.
- Copie os arquivos Safe.8 e Shaston.16 (utilizado apenas para os arquivos de documentação do SAFE2), localizados dentro do folder FONTS do disco do SAFE2 para o folder FONTS dentro do SYSTEM FOLDER do System 6.
- Se você estiver utilizando a placa Uthernet, da A2 Retrosystems (http://www.a2retrosystems.com/), copie o arquivo Internet Link Layer para dentro do folder TCP/IP do SYSTEM FOLDER do System 6.
- Copie o TimeZone CDEV do folder do TimeZone para a pasta CDEV dentro do folder System.
- Copie o TOOL056 do folder do TimeZone para o folder Tool.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O SAFE2 é freeware e pode ser baixado gratuitamente do site http://www.wannop.info/speccie/. A página é Apple II Friendly, o que permite você baixar o arquivo diretamente de um browser rodando de um Apple II.
Não se esqueça de configurar o firewall da sua rede para liberar o IP do seu FTP client.
Fica aí mais uma dica de como compartilhar arquivos entre diversas plataformas diferentes, não importando os sistemas operacionais envolvidos.
Discussão
Nenhum comentário ainda.